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Entre os muitos tesouros que fazem parte do acervo do Museu Imperial, localizado em Petrópolis (RJ), destaca-se um instrumento musical delicado e encantador: a harpa. Mais do que um objeto decorativo, essa harpa é um símbolo da cultura e do estilo de vida da corte brasileira no século XIX.
A harpa do Museu Imperial pertenceu à Princesa Isabel, filha de Dom Pedro II, e era utilizada nos salões do Palácio Imperial, onde a família real costumava promover saraus — encontros sociais com música, poesia e conversas refinadas. Nesses eventos, instrumentos como a harpa, o piano e o violino eram comuns, e a música era uma das principais formas de entretenimento e expressão cultural da nobreza.
Feita com madeira entalhada e cordas de tripa animal (materiais típicos da época), a harpa exposta no museu representa a elegância e a sensibilidade artística do período. Seu design reflete o gosto da elite imperial pelo estilo europeu, principalmente o francês, que influenciava fortemente a moda, a arte e a música no Brasil durante o Império.
Além do seu valor artístico, essa harpa tem um importante valor histórico. Ela nos ajuda a entender como viviam os membros da família imperial e como a música desempenhava um papel fundamental na formação cultural da sociedade da época. Também nos lembra que, mesmo em tempos marcados por desafios políticos e sociais, a arte seguia sendo um canal de expressão e de preservação da identidade.
Estudar objetos como a harpa da Princesa Isabel nos ajuda a conectar o passado ao presente. Por meio deles, aprendemos não apenas sobre a história do Brasil, mas também sobre os modos de vida, as preferências culturais e os valores de outras épocas. E ao visitar o Museu Imperial, temos a oportunidade de ver de perto essas peças e refletir sobre como a música — assim como a história — continua a tocar nossas vidas até hoje.
Escute um debate sobre o assunto
Disciplinas sugeridas: História / Arte / Interdisciplinar
Compreender o papel da música e dos instrumentos na sociedade imperial brasileira.
Relacionar patrimônio histórico com cultura e identidade nacional.
Estimular a interpretação, a pesquisa e a produção criativa.
Texto-base:
(Distribuir o texto “A Harpa” que você já tem, ou projetar em sala.)
Perguntas para discussão:
Quem foi a dona da harpa que está exposta no Museu Imperial?
Qual era o papel da música nos saraus do século XIX?
Que materiais eram usados na construção da harpa?
Como a harpa representa a cultura e o estilo de vida da elite da época?
Você acredita que a música ainda tem um papel importante na sociedade atual? Por quê?
Escolha uma das opções abaixo:
Opção A – Cartaz Criativo
Crie um cartaz educativo sobre a harpa do Museu Imperial. Use desenhos, colagens ou recursos digitais para ilustrar o instrumento e destacar sua importância cultural e histórica. (Pode ser feito individualmente ou em dupla.)
Opção B – Carta do Tempo
Escreva uma carta imaginária como se você fosse a Princesa Isabel escrevendo para uma amiga da Europa, contando como era participar de um sarau no Palácio Imperial e tocar sua harpa favorita.
Opção C – Podcast/Áudio
Grave (ou escreva o roteiro) de um podcast curto (2–3 minutos) explicando, como se fosse um guia do museu, a história da harpa da Princesa Isabel e o que ela representa. (Pode ser em grupo.)
Participação na leitura e discussão.
Clareza e criatividade na produção.
Capacidade de relacionar passado e presente.